O Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA) é o serviço do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino dedicado a avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes e adultos. O IDOR é um dos maiores centros de pesquisa do país, com mais de 50 pesquisadores PhD, tendo publicado 400 artigos científicos com mais de 6.000 citações na literatura.

O que é o exame neuropsicológico?

Como funciona o exame neuropsicológico?

Durante o período da pandemia de COVID-19 estaremos seguindo todas as recomendações das agências sanitárias oficiais.

A primeira etapa da avaliação é uma CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA  presencial.

 

Veja mais detalhes na aba AGENDA

Para cada caso em particular são selecionados diferentes testes que investigam diversas áreas: atenção, memória, percepção visual, cálculo, leitura, habilidades de planejamento, flexibilidade, dentre várias outras. Alguns testes são presenciais e outros aplicados remotamente (via internet).

Diferentes tipos de questionários serão preenchidos online, dependendo de cada caso em particular. Existem questionários para o próprio paciente, para  pais,  para professores, para familiares etc.

Um de nossos diferenciais é a discussão pela equipe multidisciplinar de médicos, neuropsicólogos e fonoaudiólogos de cada caso avaliado.  

 

Somente então é elaborado um laudo detalhado com as conclusões do exame.

Perguntas frequentes

COMO AGENDAR O EXAME PARA QUEM MORA FORA DO RIO?


Se o paciente mora fora do Rio, é importante chegar na véspera e não no dia do exame, para evitar a influência do cansaço. Não esqueça de avisar quando agendar o exame, para que todos os testes possam ser realizados do modo mais conveniente possível.




QUAL O VALOR E AS FORMAS DE PAGAMENTO?


O pagamento pode ser feito em dinheiro ou no cartão (crédito ou débito). O valor pode ser dividido em até 3 vezes. Solicite o orçamento através de nossos telefones. OBS: o exame para solicitação oficial de acomodação em provas nos EUA é diferente do exame regular porque é necessário atender a uma série de exigências da agência governamental ETS.




QUAIS OS PLANOS DE SAÚDE?


Como o exame envolve uma equipe altamente especializada que trabalha em conjunto, ele não se enquadra no perfil dos planos de saúde habituais.

Pode ser fornecido um documento indicando o que foi realizado durante o exame (número de consultas, profissionais, datas, etc.), para o paciente procurar ressarcimento.




QUAIS OS PRINCIPAIS TRANSTORNOS QUE SÃO ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO?


No CNA realizamos unicamente avaliação para ajudar a compreender melhor o problema apresentado pelo paciente e contribuir para o diagnóstico. Em muitos casos reavaliamos para confirmar diagnósticos anteriores. Em determinados casos os pacientes são encaminhados para diagnóstico diferencial (quando existem dois problemas muito parecidos e é preciso esclarecer qual é realmente o diagnóstico). Diagnósticos mais comuns: Crianças e adolescentes: Dificuldades de aprendizado, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Leitura (Dislexia), Transtorno da Matemática (Discalculia), Transtorno do Espectro Autista (TEA), lesões cerebrais de qualquer natureza (por exemplos: causadas por meningite, encefalite, traumatismo de parto, acidentes com traumatismo craniano, etc.). Adultos: Dificuldades de aprendizado, TDAH, lesões cerebrais (por exemplos: causadas por meningite, encefalite, acidentes com traumatismo craniano, etc.), consequências do uso de álcool e drogas, avaliação pré-neurocirúrgica (Parkinson). Adultos com mais de 50 anos e idosos: problemas de memória, diagnóstico diferencial entre envelhecimento normal e patológico. Estes casos devem ser avaliados na Memory Clinic.




O LAUDO IRÁ FORNECER ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRATAMENTO?


O exame neuropsicológico é um exame complementar e, à semelhança de outros exames, não se presta à orientação detalhada de tratamento medicamentoso, psicoterápico ou fonoaudiológico. Orientações quanto à necessidade de tratamentos farmacológicos (uso de medicamentos), só podem ser realizadas pelo médico responsável pelo caso, uma vez que frequentemente necessitam considerar aspectos específicos do paciente, tais como histórico médico pessoal e familiar, exame físico e outros eventuais exames complementares, que não fazem parte do exame neuropsicológico.




É NECESSÁRIO TER UM ENCAMINHAMENTO MÉDICO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME?


Não é necessário encaminhamento médico. A maioria dos pacientes é encaminhada por médicos (pediatras, psiquiatras ou neurologistas), psicólogos ou fonoaudiólogos. Outros pacientes são encaminhados por escolas e outros ainda procuram espontaneamente.




É POSSÍVEL FAZER O EXAME EM OUTRA LÍNGUA?


Sim, o exame pode ser feito todo em inglês e o laudo pode ser fornecido também em inglês (o paciente deve solicitar isto quando da marcação de consulta pelo telefone). Se o exame tem por objetivo solicitar acomodações para realizar provas nos EUA, o exame é diferente porque deve cumprir todas as exigências da agência ETS. O valor deste exame, bem como a sua duração, é diferente do exame regular.




O LAUDO DO EXAME PODE SER UTILIZADO NUM PROCESSO JUDICIAL?


O laudo para fins legais (isto é, quando o laudo será utilizado num processo judicial) é diferente do exame neuropsicológico regular. Neste último, são identificados problemas e é fornecido um diagnóstico. No laudo para fins legais, é necessário cumprir uma série de exigências da lei brasileira, caso contrário o laudo poderá não ser aceito pelo juiz. Um laudo para fins legais deve ser assinado por 2 médicos com título de especialista. Nem todo exame para fins legais é realizado no CNA. Envie um e-mail com a sua dúvida específica.




O EXAME PODE SER USADO PARA CONTESTAR O RESULTADO DE UM EXAME PSICOTÉCNICO?


O exame neuropsicológico não se presta a contestação de reprovação em teste psicotécnico de concursos públicos, por ser de natureza e finalidade diferentes.




QUAL A FAIXA ETÁRIA PARA ATENDIMENTO?


O exame é realizado de acordo com diferentes faixas etárias, envolvendo testes específicos. Pré-escolar: 3 a 6 anos Criança: 6 a 11 anos Adolescente: 12 a 17 anos Adulto: 18 a 60 anos. Acima de 60 anos o paciente deve ser avaliado na Memory Clinic (veja neste mesmo site). Alguns indivíduos com idades entre 50 e 60 anos também podem ser avaliados na Memory Clinic caso a sua queixa seja de memória especificamente




QUAL A DURAÇÃO DO EXAME?


A consulta médica faz parte da avaliação do CNA. Ela dura em torno de 45 minutos. A administração de testes pode variar entre 4 a 8 horas no CNA, com pequenos intervalos, na dependência de cada caso. Os testes não podem ser aplicados todos no mesmo dia, no caso do CNA, porque o cansaço pode comprometer o desempenho. Cada caso em particular exige um determinado número de testes.




SÃO REALIZADOS OUTROS EXAMES COMPLEMENTARES, COMO RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E ELETROENCEFALOGRAMA?


Os exames de Ressonância Magnética e Eletroencefalograma não fazem parte da avaliação do CNA. Também não fazem parte: Potenciais Evocados, Processamento Auditivo, Audiometria e Exame de Vista.




QUAL O PRAZO PARA ENTREGA DO LAUDO?


As dezenas de testes diferentes precisam ser corrigidas e interpretadas; após isto é realizada uma reunião com todos os profissionais para discutir cada aspecto do caso. Por isso, após a realização do último teste, o laudo só ficará pronto em aproximadamente 15 dias úteis.




É POSSÍVEL FAZER A AVALIAÇÃO TODA NUM MESMO DIA?


Não é possível realizar toda a avaliação num mesmo dia, porque são utilizados muitos testes e a avaliação é longa: o cansaço vai atrapalhar o resultado. Nos pacientes que moram fora do Rio é possível agendar com antecedência para fazer os testes em 2 dias consecutivos. Importante: neste caso, não é recomendável viajar no próprio dia, mas sim chegar ao Rio no dia anterior.




É POSSÍVEL VIR SOZINHO À AVALIAÇÃO?


A recomendação internacional é: Crianças e adolescentes devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis Adultos: podem vir sozinhos, mas o ideal é ser acompanhando por alguém que o conheça bem. No caso de crianças e adolescentes, ambos os pais devem estar cientes da realização do exame. A presença dos pais é recomendada na consulta médica inicial, mas ela pode ser realizada apenas com um deles.




É POSSÍVEL RECEBER O LAUDO POR E-MAIL?


Sim. O laudo será impresso e enviado aproximadamente 15 dias após a última sessão. Se o paciente foi encaminhado por um profissional, o laudo pode ser encaminhado diretamente a ele. Somente responsáveis legais podem receber o laudo de menores de idade; ele não pode ser enviado a outros familiares (madrasta, padrasto, tios, etc.). Para maiores de idade, apenas o próprio paciente poderá receber o laudo, mas ele pode previamente assinar uma autorização para outra pessoa receber em seu lugar. Veja mais detalhes na aba SEGUNDA VIA aqui no site.




É NECESSÁRIO LEVAR ALGUM TIPO DE EXAME NA PRIMEIRA CONSULTA?


Todo paciente deve trazer os seguintes exames, caso possua: exame neuropsicológico ou fonoaudiológico realizado em outro serviço, ressonância magnética ou tomografia de crânio, eletroencefalograma, processamento auditivo, audiometria, exames genéticos.




QUANTO TEMPO DEMORA O LAUDO?


O laudo com todos os resultados fica pronto aproximadamente 15 dias após o término da avaliação.




COMO É ENTREGUE O LAUDO?


No caso de menores, é necessário que ambos os pais / responsáveis tenham conhecimento da realização do exame. O laudo será impresso e entregue a qualquer um dos responsáveis. No caso de maiores de 18 anos, o laudo só pode ser entregue ao paciente, independente do diagnóstico. Opcionalmente, o paciente pode assinar autorização para entrega a terceiros. O laudo pode ser fornecido por e-mail. Para isto, é necessário que seja enviada uma solicitação por e-mail com os documentos de identidade anexados (dos responsáveis em caso de menores ou do próprio em caso de maiores de 18 anos). Não é permitido enviar laudo de paciente adulto para qualquer outra pessoa, mesmo familiar, independente do diagnóstico. Não é permitido enviar laudo de pacinente menor de idade para qualquer pessoa que não seja seu responsável legal (não é possível enviar para madrasta, padrasto, avós, etc.). Veja mais detalhes na seção SEGUNDA VIA Quando o paciente é encaminhado por um profissional (médico, psicólogo ou fonoaudiólogo), o laudo pode ser enviado diretamente a ele, que poderá explicar os resultados e fornecer as orientações necessárias. Quando o paciente veio por procura espontânea ou indicação de escola, haverá uma consulta de retorno para apresentar o laudo e discutir os resultados.




MEDICAMENTOS DEVEM SER INTERROMPIDOS PARA O EXAME?


Para interromper qualquer medicamento, é necessário sempre consultar o seu médico antes. No caso específico do exame para investigação de déficits atencionais, é recomendado fazer o exame sem usar estimulantes (Ritalina, Ritalina LA, Concerta, Venvanse e Stavigile) ou outros medicamentos para TDAH (Strattera) no dia da avaliação. Não há necessidade de interromper quaisquer outros medicamentos.





 
whatsapp-logo-1.png

(21) 9 9309-1243

(21) 2295-3796

(21) 2295-0806

whatsapp-logo-1.png