Quanto tempo demora o exame?

Em torno de 5 ou 6 horas presenciais e 2 ou 4 horas remotas (pela internet). Para pré-escolares e em alguns casos, não são realizadas sessões remotas.

 

Em quanto tempo o laudo fica pronto?

Em aproximadamente 15 dias úteis após a última sessão de testes.

 

O exame tem convênios?

O único convênio é a FAPES, mas é necessária autorização prévia.

 

O exame pode ser feito todo num mesmo dia?

Não, mas ele pode ser feito em 2 dias consecutivos.

O laudo inclui orientações quanto a tratamentos ou acomodações acadêmicas?

Não. O laudo inclui os resultados, sua análise e a hipótese diagnóstica. Para estabelecer um plano terapêutico, seja ele medicamentoso ou psicoterápico, vários aspectos que não fazem parte do exame precisam ser considerados, tais como a presença de determinadas doenças, características da personalidade, uso de medicamentos, etc. No caso de acomodação no contexto escolar, vários aspectos também são necessários e não fazem parte do exame, como perfil da instituição de ensino (tamanho das classes, uso ou não de metodologias ativas, orientação pedagógica, etc.). 

 

Quais medicamentos devem ser interrompidos para o exame?

No caso de pacientes em uso de estimulantes (como Ritalina, Ritalina LA, Concerta e Venvanse), o exame deverá ser realizado sem que eles sejam tomados no próprio dia da avaliação. Mas para isso o médico do paciente deve ser previamente consultado. Todos os demais medicamentos devem ser mantidos.

A influência de eventual cansaço ou sonolência são levados em consideração?

Sim, toda a equipe é treinada para avaliar se um eventual cansaço, sonolência ou mesmo comportamento de oposição ou pouco esforço tem potencial para influenciar o resultado num determinado teste.

 

É relativamente comum que pacientes apresentem algum grau de cansaço em determinados momentos. Nestes casos um teste específico pode ser adiado para a próxima consulta ou então uma consulta extra é agendada. Cabe ressaltar que existe uma grande variedade de testes, alguns mais simples e divertidos, alguns curtos, outros mais complexos, longos ou com tempo cronometrado - o efeito de eventual cansaço ou alterações comportamentais é diferente, portanto. O profissional pode trocar a ordem dos testes sempre que necessário, dentro de uma mesma consulta ou entre consultas diferentes. Por fim, vale a pena lembrar que o "cansaço" pode se tornar mais evidente justamente nas sessões onde o paciente é submetido a tarefas que exigem mais das habilidades que estão deficitárias (é o caso da leitura e dos cálculos, por exemplos).

 

O exame serve para contestar o resultado de avaliação psicotécnica de concurso público?

Não, porque os testes empregados em concursos públicos são diferentes e possuem finalidade distinta.

 

Posso usar o exame para um processo legal (fins jurídicos)?

É preciso consultar previamente o CNA. Somente em alguns casos específicos é possível realizar o exame para fins legais. Um exame regular não pode ser posteriormente “modificado” para um exame para fins legais porque eles são diferentes entre si. O valor do exame para fins legais também é diferente.

 

O exame pode ser realizado em outras línguas? E o laudo?

Nossos laudos podem ser feitos em inglês, caso você necessite. Além disso, todos os testes também podem ser administrados em inglês para pacientes que têm o inglês como língua materna (ou que desejem uma avaliação em inglês).

 

Nossos laudos têm muitas páginas, com vários questionários, tabelas, gráficos e uma série de informações detalhadas sobre todos os testes administrados durante a avaliação. Se você necessita de um laudo em ambas as línguas (inglês e em português), existe um custo adicional. Se você necessita apenas da conclusão (e não do laudo inteiro) em inglês e português, isto não envolve nenhum custo.

 

Posso usar o exame para fins de acomodação em provas nos Estados Unidos?

Exames para acomodação nos EUA são muito diferentes de um exame neuropsicológico regular porque precisam atender às exigências do Educational Testing Services (ETS) Guidelines for the Documentation of Learning Disabilities / Psychiatric Disorders. Neste caso, é necessário emitir um laudo com documentação diferente, investigações mais extensas e o fornecimento de justificativa para as acomodações. O valor deste tipo de laudo é diferente.