top of page

Quanto tempo demora o exame?

Após a consulta médica inicial, são realizadas sessões para a administração de testes. No caso de crianças e adolescentes, há uma sessão de manhã ou tarde inteiras (com intervalos) e outra sessão de 2 horas. No caso de adultos, há uma sessão de manhã ou tarde inteiras (com intervalos).

 

Em quanto tempo o laudo fica pronto?

Em aproximadamente 10 a15 dias úteis após a última sessão de testes.

 

O exame tem convênios?

Temos convênio com a FAPES. Também temos convênio com a CAMPERJ e a FIOSAÚDE, mas nestes dois casos, é necessária autorização prévia.

 

Para quem mora fora do Rio, como pode ser feito o exame?

Ele também pode ser feito em 2 dias consecutivos. Para isto, é preciso informar quando agendar

O laudo inclui orientações quanto a tratamentos?

O laudo inclui os resultados, sua análise e uma ou mais hipóteses diagnósticas. Para estabelecer um plano terapêutico, seja ele medicamentoso ou psicoterápico, vários aspectos que não fazem parte do exame precisam ser considerados, tais como a presença de determinadas doenças, características da personalidade e estrutura familiar, presença de estressores domésticos, uso de medicamentos, etc. O exame neuropsicológico é um exame complementar (como o hemograma, a ressonância magnética, o eletroencefalograma, etc.) e normalmente não indica tratamentos.

 

O laudo inclui orientações quanto a acomodações acadêmicas?

Acomodações são procedimentos realizados por instituições de ensino para portadores de Transtornos do Aprendizado (Dislexia, Discalculia), TDAH e outros problemas. O exame neuropsicológico é um exame complementar (como o hemograma, a ressonância magnética, o eletroencefalograma, etc.) e normalmente não indica acomodações.

Existem vários tipos diferentes de acomodação (mais tempo para provas, realizar provas em sala separada, ter alguém para ler os enunciados, etc.). Existem aspectos individuais e também da instituição de ensino (tamanho das classes, uso ou não de metodologias ativas, orientação pedagógica, etc.) que são importantes para planejar acomodações em caso de Transtornos do Aprendizado e TDAH. A literatura recomenda que as acomodações sejam individualizadas e planejadas pelo profissional responsável pelo caso.

Nos Estados Unidos e em vários países da Europa (cada país é diferente), apenas o diagnóstico não é suficiente para solicitar acomodações. Veja abaixo. 

 

Posso usar o exame para fins de acomodação em provas nos Estados Unidos?

Não. Exames para acomodação nos EUA são muito diferentes de um exame neuropsicológico regular porque precisam atender às exigências do Educational Testing Services (ETS) Guidelines for the Documentation of Learning Disabilities / Psychiatric Disorders. Neste caso, é necessário emitir um laudo com documentação diferente, investigações mais extensas e o fornecimento de justificativa para as acomodações. O valor deste tipo de laudo é diferente. O mesmo acontece em vários outros países. Se existe a necessidade de acomodação em outro país, que não os EUA (acima), é preciso antes que o paciente ou os familiares solicitem informações específicas na instituição de ensino desejada e nos envie antecipadamente. Não temos convênios para este tipo de exame. 

Quais medicamentos devem ser interrompidos para o exame?

No caso de pacientes em uso de estimulantes (como Ritalina, Ritalina LA, Concerta e Venvanse), o exame idealmente deverá ser realizado sem que eles sejam tomados no próprio dia da avaliação. Mas para isso o médico do paciente deve ser previamente consultado. Todos os demais medicamentos devem ser mantidos.

A influência de eventual cansaço ou sonolência são levados em consideração?

Sim, toda a equipe é treinada para avaliar se um eventual cansaço, sonolência ou mesmo comportamento de oposição ou pouco esforço tem potencial para influenciar o resultado num determinado teste.

 

Nestes casos um teste específico pode ser adiado para a próxima consulta ou então uma consulta extra é agendada. Cabe ressaltar que existe uma grande variedade de testes, alguns mais simples e divertidos, alguns curtos, outros mais complexos, longos ou com tempo cronometrado - o efeito de eventual cansaço ou alterações comportamentais é diferente, portanto. O profissional pode trocar a ordem dos testes sempre que necessário, dentro de uma mesma consulta ou entre consultas diferentes. Por fim, vale a pena lembrar que o "cansaço" pode se tornar mais evidente justamente nas sessões onde o paciente é submetido a tarefas que exigem mais das habilidades que estão deficitárias (é o caso da leitura e dos cálculos, por exemplos).

 

O exame serve para contestar o resultado de avaliação psicotécnica de concurso público?

Não, porque os testes empregados em concursos públicos são diferentes e possuem finalidade distinta.

 

Posso usar o exame para um processo legal (fins jurídicos)?

É preciso consultar previamente o CNA. Somente em alguns casos específicos é possível realizar o exame para fins legais. Um exame regular não pode ser posteriormente “modificado” para um exame para fins legais porque eles são diferentes entre si. O valor do exame para fins legais também é diferente.

 

O exame pode ser realizado em outras línguas? E o laudo?

Nossos laudos de crianças, adolescentes e adultos são redigidos em português e inglês num único documento bilíngue. Os laudos de pré-escolares são redigidos apenas em português. Além disso, todos os testes também podem ser administrados em inglês para pacientes que têm o inglês como língua materna (ou que desejem uma avaliação em inglês) [a partir de abril de 2022]


bottom of page