A Memory Clinic é o serviço do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino dedicado a avaliação neuropsicológica de problemas de memória em adultos e idosos. O IDOR é um dos maiores centros de pesquisa do país, com mais de 50 pesquisadores PhD, tendo publicado 400 artigos científicos com mais de 6.000 citações na literatura

O que é a Memory Clinic?

Durante o período da pandemia de COVID-19 estaremos seguindo todas as recomendações das agências sanitárias internacionais.

O exame na Memory Clinic pode ser realizado em um único dia, com equipe altamente especializada e com longa experiência em problemas de memória.

O exame inclui uma CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA, onde serão coletados os dados do caso com o paciente e o familiar. A presença de um familiar é extremamente importante e recomendada internacionalmente.

ATENÇÃO: durante a pandemia, somente 1 familiar poderá acompanhar o paciente, segundo a regulamentação em vigor 

Diversos questionários, abordando diferentes aspectos cognitivos e comportamentais serão fornecidos para detalhar melhor as queixas relatadas. Há questionários para o próprio paciente e para familiares.

Diferentes testes serão administrados por uma equipe altamente especializada, selecionados de acordo com cada caso em particular

O paciente pode realizar exame de Ressonância Magnética em aparelho Siemens 3 Tesla de última geração.

Este exame é opcional e deve ser agendado em dia separado.

A equipe se reúne para discutir todos os resultados e as impressões clínicas obtidas durante o exame. É preparado um laudo detalhado com as conclusões.

Perguntas frequentes

COMO AGENDAR O EXAME PARA QUEM MORA FORA DO RIO?


Se o paciente mora fora do Rio, é importante chegar na véspera e não no dia do exame, para evitar a influência do cansaço. Não esqueça de avisar quando agendar o exame, para que todos os testes possam ser realizados do modo mais conveniente possível.




QUAL O VALOR E AS FORMAS DE PAGAMENTO?


O pagamento pode ser feito em dinheiro ou no cartão (crédito ou débito). Solicite o seu orçamento através de nossos telefones. Obs: O exame para fins legais (inclusão num processo judicial) é diferente do exame regular. Veja mais detalhes na pergunta sobre este tema nesta seção.




QUAIS OS PLANOS DE SAÚDE?


Como o exame envolve uma equipe altamente especializada que trabalha em conjunto, ele não se enquadra no perfil dos planos de saúde habituais. Pode ser fornecido um documento indicando o que foi realizado durante o exame (número de consultas, profissionais, datas, etc.), para o paciente procurar ressarcimento.




O LAUDO IRÁ FORNECER ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRATAMENTO?


O exame neuropsicológico é um exame complementar e, à semelhança de outros exames, não se presta à orientação detalhada de tratamento medicamentoso, psicoterápico ou fonoaudiológico. Orientações quanto à necessidade de tratamentos farmacológicos (uso de medicamentos), só podem ser realizadas pelo médico responsável que está acompanhando caso, uma vez que frequentemente necessitam considerar aspectos específicos do paciente, tais como histórico médico pessoal e familiar, exame físico e outros eventuais exames complementares, que não fazem parte do exame neuropsicológico.




É NECESSÁRIO TER UM ENCAMINHAMENTO MÉDICO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME?


Embora a maioria dos pacientes seja encaminhada por seus médicos assistentes, também é possível fazer o exame sem um encaminhamento médico.




É POSSÍVEL FAZER O EXAME EM OUTRA LÍNGUA?


Sim, o exame pode ser feito todo em inglês e o laudo pode ser fornecido também em inglês (o paciente deve solicitar isto antecipadamente).




O LAUDO DO EXAME PODE SER UTILIZADO NUM PROCESSO JUDICIAL?


O laudo para fins legais (isto é, quando o laudo será utilizado num processo judicial) é diferente do exame neuropsicológico regular. Neste último, são identificados problemas e é fornecido um diagnóstico. No laudo para fins legais, é necessário cumprir uma série de exigências da lei brasileira, caso contrário o laudo poderá não ser aceito pelo juiz. Um laudo para fins legais deve ser assinado por 2 médicos com título de especialista. Dentre outras exigências, existe não apenas a necessidade de diagnóstico, como também a comprovação de que este diagnóstico permite ou não um determinado procedimento legal (exemplo 1: um indivíduo com Alzheimer pode ser capaz de fazer um testamento válido, o mero diagnóstico não é suficiente para esclarecer se ele tem esta capacidade / exemplo 2: um indivíduo com sequelas de traumatismo craniano pode ou não ter capacidade de retorno ao trabalho). O valor do exame para fins legais é diferente do exame regular; cabe ressaltar que não é possível transformar um exame regular em exame para fins legais depois que ele é finalizado. Nem todo exame para fins legais é realizado no CNA e na Memory Clinic. Envie um e-mail com a sua dúvida específica.




QUAL A FAIXA ETÁRIA PARA ATENDIMENTO?


Na Memory Clinic avaliamos indivíduos com queixas de memória a partir dos 50 anos. Não há idade limite para a realização do exame.




QUAL A DURAÇÃO DO EXAME?


A consulta médica faz parte da avaliação na Memory Clinic. Ela dura em torno de 45 minutos. A administração de testes pode variar entre 3 a 4 horas, com pequenos intervalos, na dependência de cada caso. Cada caso em particular exige um determinado número de testes.




SÃO REALIZADOS OUTROS EXAMES COMPLEMENTARES, COMO RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E ELETROENCEFALOGRAMA?


Os exames de Ressonância Magnética, exame de sangue e de liquor são opcionais. A vantagem de eles serem feitos no mesmo serviço, além da comodidade para o paciente, é o fato da equipe poder discutir todos os resultados de modo integrado. Eletroencefalograma, Potenciais Evocados, Processamento Auditivo, Audiometria e Exame de Vista não são realizados na Memory Clinic




QUAL O PRAZO PARA ENTREGA DO LAUDO?


As dezenas de testes diferentes precisam ser corrigidas e interpretadas; após isto é realizada uma reunião com todos os profissionais para discutir cada aspecto do caso. Por isso, após a realização do último teste, o laudo só ficará pronto em 15 dias.




É POSSÍVEL FAZER A AVALIAÇÃO TODA NUM MESMO DIA?


Sim. Se o paciente optar por faze os exames de ressonânica magnética, sangue ou liquor, os mesmos serão agendados em outro dia.




É POSSÍVEL VIR SOZINHO À AVALIAÇÃO?


A recomendação internacional é que indivíduos adultos ou idosos com queixas de memória sempre venham acompanhados de alguém, de preferência uma pessoa que os conheça bem




É POSSÍVEL RECEBER O LAUDO POR E-MAIL?


Não. O laudo será impresso e entrgue após cerca de 15 dias úteis.




É NECESSÁRIO LEVAR ALGUM TIPO DE EXAME NA PRIMEIRA CONSULTA?


Todo paciente deve trazer os seguintes exames, caso possua: exame neuropsicológico realizado em outro serviço, ressonância magnética ou tomografia de crânio, eletroencefalograma, exames de sangue




É POSSÍVEL BUSCAR O LAUDO SEM O PACIENTE?


O laudo sempre deve ser fornecido ao paciente; ele poderá estar acompanhado se desejar. Veja o que diz a lei brasileira: É proibido o fornecimento de laudo ou prontuário a qualquer familiar de paciente adulto, incluindo cônjuge ou filhos, segundo as resoluções CFM nº 1.638/2002 e CFM 1931/2009 (Código de Ética Médica) e em observância à Lei 10.046/2002 do Código Civil. A proibição se mantem independente da natureza da doença atual ou falecimento. A única exceção prevista em lei é o representante legal do paciente (curador designado por juiz) ou deveres legais.




QUANTO TEMPO DEMORA O LAUDO?


O laudo com todos os resultados fica pronto aproximadamente 2 semanas após o término da avaliação




COMO É FORNECIDO O LAUDO?


Lembramos que no caso de maiores de 18 anos não é possível fornecer o laudo a familiares sem a presença do paciente, independente do diagnóstico, de acordo com a lei brasileira. Quando o exame foi iniciativa do próprio paciente ou um familiar, há uma consulta devolutiva onde os resultados serão comentados.
Quando o exame é solicitado por um profissional que está acompanhando o caso (médicos, psicólogos ou fonoaudiólogos), o laudo é enviado diretamente a ele. O exame pode ser enviado por e-mail. Para isto, é necessário que o próprio paciente envie solicitação anexando documento de identificação. Veja mais detalhes na seção SEGUNDA VIA.





 
whatsapp-logo-1.png

(21) 9 9309-1243

(21) 2295-3796

(21) 2295-0806

whatsapp-logo-1.png