Orientações - Consulta Presencial (CNA e Memory Clinic)

Devido à necessidade de distanciamento e espaçamento entre consultas, é extremamente importante não se atrasar. Procure chegar com 5 ou 10 minutos de antecedência. Caso você se atrase, é possível que não possamos realizar o exame.

 

Se o você mora fora do Rio, é importante chegar na véspera e não no dia do exame, para evitar a influência do cansaço.

 

Só podemos atender pacientes e acompanhantes com máscaras faciais. Embora algumas crianças com autismo ou outras necessidades especiais não sejam obrigadas por lei a usar máscaras em locais públicos, o exame é realizado dentro de um serviço médico onde há outros pacientes, com diferentes doenças, incluindo aquelas com risco elevado. Por isso, não podemos atender  nenhum paciente sem máscara facial neste momento.

Durante este período apenas 1 responsável pode acompanhar o paciente, segundo a regulamentação das agências sanitárias.

 

No caso de crianças e adolescentes, os responsáveis devem escolher quem irá à consulta presencial; caso seja necessário, o outro responsável poderá participar por teleatendimento (consulta remota via internet). No caso de pacientes da Memory Clinic (adultos ou idosos) é fortemente recomendada a presença de um familiar, mas também neste caso somente 1 acompanhante poderá acompanhar o paciente.

 

Caso tenham sido realizados outros exames (ressonância magnética, tomografia, eletroencefalograma, processamento auditivo etc.), você deverá trazer na primeira consulta.

No caso de crianças: os pais devem escanear e enviar materiais escolares previamente (duas redações recentes, caso contrário os pais podem escanear cadernos de duas matérias diferentes, como português e matemática, por exemplos). Ambos os pais devem estar cientes do exame, particularmente nos casos onde a guarda esteja apenas com um deles – leia mais sobre isto na seção DÚVIDAS.

 

Alguns medicamentos devem ser interrompidos antes do exame no CNA (mas não na Memory Clinic) – veja na seção DÚVIDAS.

Orientações - Consulta Remota (apenas CNA)

O teleatendimento (consulta remota via internet), quando ocorrer, será feito pelo aplicativo Teams da Microsoft. Não é possível usar WhatsApp ou Skype. O paciente receberá um e-mail no horário do atendimento com o link. Portanto, esteja preparado quando chegar a hora:

  • É obrigatório usar um computador em mesa (desktop ou laptop); não devem ser usados celular ou tablet.

 

  • Durante os testes, é obrigatório usar fones de ouvido (podem ser aqueles mais simples, usados para celular, desde que tenham também microfones para falar).

  • procure fazer o teste em ambiente sem muito ruído.

  • utilize se possível uma cadeira fixa (sem rodinhas)

  • não esqueça de se alimentar e ir ao banheiro antes de começar o atendimento.

  • retire objetos que possam desviar atenção: celulares, canetas, cadernos, brinquedos, jogos e etc.

Para crianças e adolescentes:

  • É importante ter a presença de um dos pais no caso de crianças menores de 12 anos. Os pais devem se sentar atrás ou do lado da criança para minimizar a distração. Adolescentes podem fazer o atendimento sozinhos (opcional).

  • Os pais não devem fornecer estímulos (“vamos, essa pergunta você sabe” ou “já está acabando, vamos lá”, etc.) porque os mesmos devem ser dados sempre pelos examinadores. Obviamente, os pais também não devem dar “dicas” ou “pistas” das respostas, tais como dizer a primeira sílaba da resposta ou fazer sinais com as mãos.

  • Os pais devem ficar com o celular no modo vibratório em mãos para facilitar o contato com o examinador e só atender caso seja ligação do avaliador.

  • Caso a criança ou adolescente tenha celular, ele não deve estar no local.

whatsapp-logo-1.png

(21) 9 9309-1243

(21) 2295-3796

(21) 2295-0806

whatsapp-logo-1.png