• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2019 Centro de Neuropsicologia Aplicada - Todos os direitos reservados.

Como posso te ajudar?
memory clinic.jpg

Clique no folheto para abrir

A importância da avaliação de memória

Queixas de memória são muito comuns a partir de certa idade, mas é importante que elas sejam bem avaliadas:

1

Elas podem ser encontradas tanto em indivíduos com envelhecimento normal, como também podem ser encontradas no envelhecimento patológico (anormal). Apenas o exame irá demonstrar a diferença

2

Indivíduos com quadros degenerativos (envelhecimento patológico) podem não apresentar quaisquer queixas; elas podem ser de familiares ou mesmo do médico que acompanha o paciente.
 

Queixas de memória também podem ser secundárias a quadros de ansiedade ou depressão que podem ou não coexistir com envelhecimento patológico.

Como funciona a avaliação?

No Memory Clinic, o exame inicia com uma consulta médica especializada.

 

Em seguida, são realizadas consultas para a administração de testes neuropsicológicos e de linguagem, especialmente selecionados de acordo com cada caso.

 

Também são fornecidos questionários padronizados, para o paciente e familiares. Todos os casos são discutidos em equipe sob supervisão ininterrupta.

O exame de sangue opcional pode ser realizado no mesmo dia da avaliação.

A Ressonância Magnética opcional é agendada no horário de escolha do paciente, na mesma semana da avaliação, porém não no mesmo dia.

 

Um exame pode durar cerca de 6 horas, dependendo do caso, com intervalos. Excepcionalmente, ele pode ser feito em mais de um dia.

consulta médica

testes/

questionários

Ressonância Magnética Quantitativa

Exames de sangue

discussão

em equipe

  • Lembramos que no caso de idosos não é possível fornecer o laudo a familiares sem a presença do paciente, de acordo com a lei brasileira.
     

  • Quando o exame é solicitado por profissional que está acompanhando o caso (médicos ou psicólogos), o laudo pode ser enviado diretamente a ele via e-mail. Caso o paciente deseje, também poderá ser realizada uma consulta devolutiva na Memory Clinic. 
     

  • No caso de o exame ser solicitado por outros profissionais, pelo próprio paciente ou familiares, é necessária a consulta devolutiva. 

O laudo é fornecido aproximadamente 10 dias úteis após o último dia de exame.

Entrega do laudo

História da Memory Clinic

A Memory Clinic começou em 2012, no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino...

 
 
 

Perguntas Frequentes

  • COMO AGENDAR O EXAME PARA QUEM MORA FORA DO RIO?

Se o paciente mora fora do Rio, é importante chegar na véspera e não no dia do exame, para evitar a influência do cansaço. Não esqueça de avisar quando agendar o exame, para que todos os testes possam ser realizados do modo mais conveniente possível.

  • QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO?

Pode ser feito em dinheiro, cheque ou no cartão (crédito ou débito). Os valores dos diferentes exames devem ser solicitados por telefone.

  • QUAIS OS PLANOS DE SAÚDE?

O exame não é coberto por nenhum plano de saúde. Será fornecido um documento indicando o que foi realizado durante o exame (número de consultas, profissionais, datas, etc.), para o paciente procurar ressarcimento pelo plano.

  • QUAIS OS PRINCIPAIS TRANSTORNOS QUE SÃO ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO?

Na Memory Clinic não fazemos tratamento para nenhum transtorno, apenas fazemos avaliação para fins de diagnóstico. Em muitos casos reavaliamos para confirmar diagnósticos anteriores. Em determinados casos os pacientes são encaminhados para diagnóstico diferencial (quando existem dois problemas muito parecidos e é preciso esclarecer qual é realmente o diagnóstico).

 

Diagnósticos mais comuns:

Adultos com mais de 50 anos e idosos: problemas de memória, diagnóstico diferencial entre envelhecimento normal e patológico.

 

  • O LAUDO IRÁ FORNECER ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRATAMENTO?

 

O exame neuropsicológico é um exame complementar e, à semelhança de outros exames, não se presta à orientação detalhada de tratamento medicamentoso, psicoterápico ou fonoaudiológico. 

Orientações quanto à necessidade de tratamentos farmacológicos (uso de medicamentos), só podem ser realizadas pelo médico responsável pelo caso, uma vez que frequentemente necessitam considerar aspectos específicos do paciente, tais como histórico médico pessoal e familiar, exame físico e outros eventuais exames complementares, que não fazem parte do exame neuropsicológico. 

 

  • É NECESSÁRIO TER UM ENCAMINHAMENTO MÉDICO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME?

Não é necessário encaminhamento médico.

 

  • É POSSÍVEL FAZER O EXAME EM OUTRA LÍNGUA?

Sim, o exame pode ser feito todo em inglês e o laudo pode ser fornecido também em inglês (o paciente deve solicitar isto ).

 

  • O LAUDO DO EXAME PODE SER UTILIZADO NUM PROCESSO JUDICIAL?

O laudo para fins legais (isto é, quando o laudo será utilizado num processo judicial) é diferente do exame neuropsicológico regular. Neste último, são identificados problemas e é fornecido um diagnóstico.

 

No laudo para fins legais, é necessário cumprir uma série de exigências da lei brasileira, caso contrário o laudo poderá não ser aceito pelo juiz. Um laudo para fins legais deve ser assinado por 2 médicos com título de especialista.

 

Dentre outras exigências, existe não apenas a necessidade de diagnóstico, como também a comprovação de que este diagnóstico permite ou não um determinado procedimento legal (exemplo 1: um indivíduo com Alzheimer pode ser capaz de fazer um testamento válido, o mero diagnóstico não é suficiente para esclarecer se ele tem esta capacidade / exemplo 2: um indivíduo com sequelas de traumatismo craniano pode ou não ter capacidade de retorno ao trabalho). O valor do exame para fins legais é diferente do exame regular; cabe ressaltar que não é possível transformar um exame regular em exame para fins legais depois que ele é finalizado.

 

Nem todo exame para fins legais é realizado no CNA e na Memory Clinic. Envie um e-mail com a sua dúvida específica.

  

  • QUAL A FAIXA ETÁRIA PARA ATENDIMENTO?

Adultos a partir de 50 anos ou idosos com queixas de memória.

  • QUAL A DURAÇÃO DO EXAME?

A consulta médica faz parte da avaliação da Memory Clinic. Ela dura em torno de 45 minutos.

 

Na Memory Clinic a administração de testes varia entre 3 a 4 horas, com pequenos intervalos.

  • SÃO REALIZADOS OUTROS EXAMES COMPLEMENTARES, COMO RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E ELETROENCEFALOGRAMA?

Na Memory Clinic, o paciente (ou o médico encaminhador) pode solicitar a Ressonância Magnética, que é realizada no nosso serviço em aparelho Siemens de última geração (3-Tesla). Este é um exame que complementa o exame neuropsicológico de idosos. Na Memory Clinic o paciente também pode realizar exame de sangue, que também é opcional.

 

  • É POSSÍVEL FAZER A AVALIAÇÃO TODA NUM MESMO DIA?

Na Memory Clinic: a avaliação é toda realizada num único dia.

 

  • É POSSÍVEL VIR SOZINHO À AVALIAÇÃO?

Todos os pacientes devem SEMPRE ser acompanhados pelo cônjuge ou filho ou outro familiar.

 

  • É POSSÍVEL RECEBER O LAUDO POR E-MAIL?

Sim. O laudo impresso por ser recebido pessoalmente ou então ser enviado por e-mail em formato PDF. O laudo impresso não pode ser enviado por correio.

 

Se o exame foi por procura espontânea (nenhum médico, psicólogo ou fonoaudiólogo encaminhou), isto é, a iniciativa foi do próprio paciente ou de familiares é recomendado ter uma para orientação quanto aos resultados. 

 

Se foi encaminhado por um profissional, o laudo é encaminhado diretamente ao profissional que solicitou o exame.

 

  • É NECESSÁRIO LEVAR ALGUM TIPO DE EXAME NA PRIMEIRA CONSULTA?

Todo paciente deve trazer os seguintes exames, caso possua:

 

  1. exame neuropsicológico ou fonoaudiológico realizado em outro serviço,

  2. ressonância magnética ou tomografia de crânio,

  3. eletroencefalograma,

  4. exame de sangue