23 de Outubro de 2014
Login  
   
Usuário  
Senha
   
NOVO CADASTRO  |  ESQUECI MINHA SENHA

O Exame Neuropsicológico

 

O que é Exame Neuropsicológico?

 

É uma avaliação detalhada e objetiva das principais funções mentais: atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, planejamento, percepção visual, capacidade aritmética, etc. Para isto, são utilizados testes específicos, além de questionários e inventários aplicados por profissionais experientes.

 

Para que serve este exame?

 

Muitas vezes é difícil avaliar o “quanto” alguém é esquecido ou desatento: como julgar se está dentro da variação da normalidade ou se representa, de fato, um problema a ser tratado?

Para obter informações sobre valores, duração do exame, indicação do exame para casos especiais, etc. ligue para (21) 2295-3796 ou fale conosco.

 

Mais ainda, é possível apresentar desatenção, esquecimento ou problemas de aprendizado, por exemplos, devido a várias causas diferentes: o exame permite identificar e quantificar cada aspecto das queixas do paciente. Os resultados do exame permitem ao médico, ao psicólogo ou ao fonoaudiólogo entender melhor os sintomas apresentados, uma vez que não é possível para estes profissionais avaliarem todas as funções mentais de modo tão detalhado e extenso durante uma consulta comum.

 

Os resultados do exame também permitem esclarecer com mais detalhes os sintomas de um problema já conhecido ou mesmo diagnosticado anteriormente. Por exemplo, crianças ou adultos que sofreram um traumatismo craniano (acidentes automobilísticos, quedas, traumatismos) e passaram a ter problemas de atenção, memória ou mesmo comportamento. Também é o caso de pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais ("derrames") ou que sofreram neurocirurgias, casos de intoxicações graves ou alcoolismo, afogamentos e muitos outros exemplos.

 

O Exame Neuropsicológico também é freqüentemente utilizado em algumas situações legais. A primeira delas é a necessidade de se documentar de modo objetivo o estado mental alterado de um indivíduo com vistas à sua interdição (por senilidade, por retardo mental, por seqüelas lesões cerebrais, etc.). A segunda é a necessidade de se documentar o estado mental preservado, para que se possa assegurar a validade de um testamento ou qualquer outro documento legal, por exemplos. Se este for o seu caso, você deve informar antecipadamente à equipe, uma vez que o laudo é diferente nestes casos.

 

Quem pode fazer este exame?

 

Crianças (em geral a partir de 5 anos), adolescentes, adultos e idosos.

 

O que os resultados do exame vão informar?

 

O exame documenta de modo quantitativo e qualitativo várias funções mentais, permitindo conhecer o “perfil” do paciente, com seus pontos fortes e seus pontos fracos, algo que seria impossível numa consulta comum. Os resultados, quando analisados juntamente com as queixas apresentadas pelo paciente ou seus familiares, auxiliam no processo diagnóstico e na diferenciação com vários outros problemas que podem ser parecidos entre si (diagnóstico diferencial).

 

Quem pode solicitar o Exame Neuropsicológico?

 

O exame pode ser solicitado pelo profissional de saúde que está acompanhando o caso (médicos, psicólogos ou fonoaudiólogos), pelos responsáveis (em casos de guarda de apenas um dos pais o outro deverá ser comunicado do exame) ou pela escola. Neste último caso, não podem ser fornecidos quaisquer resultados sem a prévia autorização dos responsáveis. Quando o exame é solicitado por um profissional de saúde, uma cópia do laudo é enviada pelo correio comum e/ou pela internet sob forma digital.

 

Quais são as etapas e quanto tempo leva o Exame Neuropsicológico?

 

O paciente é inicialmente entrevistado por um médico da equipe que pode também fornecer questionários e inventários específicos, além de informar quem será o Coordenador da equipe responsável pelo caso. Após isto, são realizadas várias consultas com neuropsicólogos para a aplicação de testes, alguns deles computadorizados. Em determinados casos, poderá ocorrer um maior aprofundamento da avaliação da linguagem oral e escrita, com um fonoaudiólogo. Ao final, os resultados serão apresentados e explicados. Em alguns casos, trechos da avaliação poderão ser filmados para discussão pela equipe por ocasião da preparação do laudo (exame de linguagem oral, por exemplo). Quando há necessidade de aplicação de mais testes, são marcadas consultas além do que foi inicialmente planejado, porém não há qualquer acréscimo no valor do exame. A tabela abaixo apresenta a duração aproximada de todo o exame desde o início até o final.

 

 

Aproximadamente

 

Aproximadamente

Entrevista médica

45 minutos

Correção dos testes pela equipe

2 horas

Entrevista padronizada com neuropsicólogo (1)

45 minutos

Discussão com a equipe e supervisão

1 hora

Aplicação de testes neuropsicológicos (2)

3 a 6 horas

Consulta de retorno quando não há encaminhador
(10 dias úteis após o término)

30 minutos

Aplicação de testes de linguagem (1)

1 a 2 horas

Envio para o profissional solicitante (quando houver)

10 dias úteis após o término

(1) quando necessário (2) é obrigatória a presença de responsável para menores de 12 anos

 

 

 

CLIQUE AQUI: INSTRUÇÕES PARA O EXAME NEUROPSICOLÓGICO

 

 

 

 

 

CNA - Centro de Neuropsicologia Aplicada

 

O Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA) é uma clínica especializada em avaliação de crianças, adolescentes e adultos, sendo uma das pioneiras e maiores do país. Sob a direção do Dr. Paulo Mattos, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o CNA conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, neuropsicólogos, neuropsiquiatras e fonoaudiólogos altamente treinada e especializada.

 

Fale Conosco                      Direitos Autorais                       Privacidade
CNA - Centro de Neuropsicologia Aplicada. Telefone: +55 (21) 2295-3796 - Copyright © 2008 - 2014.